quinta-feira, 30 de agosto de 2007

UNIFOR: da 'privada' para às ruas


Na sexta-feira, dia 24, aproximadamente 100 estudantes da Universidade de Fortaleza - UNIFOR, protestaram em frente à Reitoria e ocuparam por um breve período a Avenida Washington Soares.

O protesto partiu da indignação dos estudantes contra a política lucrativa da Universidade que se propõe "Instituição de Ensino sem fins lucrativos" ("mantida" pela Fundação Edson Queiroz) e em prol das seguintes reivindicações: diminuição da abusiva taxa de mensalidade (aumentada todo ano), diminuição da taxa de multa por atraso na biblioteca (R$ 1,30 por dia), prestação de contas, criação de um Restaurante Universitários, entre outras.

Com apitos, cartazes e palavras de ordem, os estudantes fizeram um cortejo por alguns blocos, concentraram-se na Biblioteca, e em seguida, partiram para a Reitoria - onde falaram com o Diretor, já que o Reitor estava viajando; logo após ocuparam por alguns minutos a avenida em frente à Universidade como forma de publicizar o ato. Ademais disso, pôde-se notar um constante esquema de segurança dos 'azuzinhos' (guardas do campus): um cinegrafista da universidade filmava todo o ato, inclusive a plenária final dos estudantes, alegando que as filmagens iriam para os "Arquivos da Universidade'.

O ato, puxado pelo coletivo "Sonhos valem uma vida", rompe com a estagnação de meses sem nenhum protesto naquela universidade, preenche o espaço vazio deixado pela ausência de reivindicações estudantis do Diretório Central dos Estudantes (até então voltado praticamente para promoção de mega-calouradas) e faz lembrar a época da Ocupação da Reitoria.

Os estudantes articulam mais mobilizações: um maior envolvimento dos C.A´s, reuniões semanais, debates e campanhas a favor dos direitos estudantis.

Fotos da Manifestação:: Parte I

Antigo Editorial da Ocupação em 2002::

comente essa matéria

fonte: www.midiaindependente.org

Nenhum comentário: